Mel puro com teste do iodo

Por mais simples que essa pergunta pareça, ela não é tão fácil assim. Para se ter uma resposta exata de que um mel é puro ou não, faz se necessário um exame laboratorial atestando a pureza do produto, mas existe um teste básico onde você terá uma certeza de que pelo menos aquele produto é "mel". É o chamado teste do iodo, ele consiste em misturar uma colher de sopa do produto a uma colher de sopa de água em um recipiente transparente e acrescentar a mistura 3 gotas de tintura de iodo a 2%, agite e caso a mistura apresente uma coloração arrocheada, é sinal da presença de amido e por consequência o produto foi reprovado no teste.

Como todo produto que seja de ótima qualidade e de origem idônea e confiável, o mel puro tem o seu valor, sempre desconfie de produtos com preço muito inferior ao de mercado, produtos procedentes de produtores de cidades distantes desconhecidos que vendem o mel de porta em porta, produto sem rótulo contendo data de validade, origem e principalmente pelo menos uma forma de contato com o produtor.

Para se ter uma idéia, as abelhas precisam visitar 5 MILHÕES de flores para fazer um quilo de mel, por isso temos de dar muito valor ao trabalho delas, sempre prezar pela qualidade do produto final e o que é mais importante, tratar as abelhas com muito respeito e carinho, pois sem elas ficaria praticamente impossível de se viver no planeta terra.